Não vos inquieteis por coisa alguma.


“Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados, basta ao dia (de hoje) o seu próprio mal.” (Mateus 6:34)


Como posso enfrentar meu dia de hoje sem ficar ansiosa e preocupada com o amanhã? Uma pessoa ansiosa é uma pessoa que está receosa de alguma coisa, oprimida, angustiada, que padece ânsias (lembra-se dos primeiros meses de gravidez?). Uma pessoa preocupada é aquela que “pré ocupa” sua mente com algo que não aconteceu ainda. É uma idéia fixa e antecipada que perturba o espírito.
Não quero que essas palavrinhas façam parte do meu currículo quando alguém for me descrever, não quero que digam que sou ansiosa e ou preocupada, eu não quero sentir isso, mas, como faço para que no dia-a-dia isso não ocorra comigo?Há alguns passos bem práticos que muitas vezes podem nos ajudar a mantermos nossos pensamentos no foco certo: planejar, tempo devocional, ação e esperar com confiança. São quatro etapas que ajudarão você no seu dia.
Novamente quero compartilhar algumas citações de Elizabeth George, em seu livro “Amando a Deus de todo seu entendimento”, ela diz a respeito deste assunto:
“Cristo pede que nós cuidemos do dia de hoje, porque Ele sabe que o hoje é algo de que - com sua ajuda - temos condições de cuidar”.
Tenha isso em mente, um dia de cada vez, um passo de cada vez.

Planejar

Agora o que vou dizer parece incoerente, mas planeje seu dia de amanhã na noite anterior. Se você tem o saudável ato de usar uma agenda, ou como eu, uma lista de afazeres, então organize-se. Procure um horário tranqüilo para isso. Se você tem filhos pequenos, coloque-os mais cedo na cama; é bom para eles e você terá um tempinho tranqüilo antes de cair exausta na cama.
Coloque na sua agenda/lista as principais necessidades e atividades do dia seguinte. Nem todas têm condições de ter uma secretária do lar para ajudar, muitas vezes somos nós mesmas que temos de fazer todo o serviço e mesmo que tenhamos essa ajuda precisamos deixar uma lista dos serviços que precisam ser feitos. Por isso, se houver condições de adiantar alguma coisa, faça!
Por exemplo, deixe as roupas que vão ser usadas pela manhã separadas, coloque perto da porta de saída tudo que precisa levar consigo, adiante uma sobremesa, ou algo para uma lanche que pode ser feito de véspera, dê uma geral na sua casa, guarde brinquedos, junte a roupa suja, se for o caso ponha na máquina para lavar, lave a louça suja (uma pia limpa pela manhã faz uma grande diferença). Ao fazer essas coisas na noite anterior, dará um tempinho a mais para você no dia seguinte para o próximo passo.

Tempo devocional

Para que nós sejamos poços cheios da água viva de Deus temos de correr para a fonte e nos enchermos dEle. Jesus conhecia o valor de buscar a Deus nas primeiras horas do dia, como vemos em Marcos 1:35, “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu foi para um lugar deserto e ali orava”.
Em Provérbios 31:26 lemos que a mulher virtuosa “…fala com sabedoria e a instrução da bondade esta na sua língua…”. Você não vai conseguir ir muito longe se passar o dia vazia. Deus quer nos ajudar a termos um dia perfeito apesar de todas as circunstâncias difíceis que possam acontecer; mas para isso precisamos buscá-lo, conversar com ele. Deus é sábio, poderoso, amoroso e quer repartir tudo isso conosco, mas Ele quer que você peça a Ele, porque Ele te ama e quer ter um relacionamento verdadeiro de Pai e filha com você.
Não sei quantas de vocês são mães, mas eu que sou entendo perfeitamente como deve ficar feliz o coração de Deus quando um dos seus filhos chega e abre seu coração e pede ajuda. Eu fico muito feliz quando meus filhos fazem isso, pois é um sinal de que eles confiam em mim e acreditam que posso ajudá-los, e é isso que Deus quer de nós, suas filhas amadas, que nós busquemos a Ele.

Ação

Dizem que uma caminhada de mil quilômetros começa com um primeiro passo. Assim é com nosso dia, uma coisa de cada vez. De acordo com o planejamento que você vez na noite anterior viva seu dia, vá resolvendo uma coisa por vez.
Eu não sou muito adepta de exercícios físicos, mas por questão de saúde estou fazendo uma dieta e preciso fazer exercícios físicos também. Assim escolhi a caminhada. Se eu olhar todo o trajeto que devo fazer para que ela seja um exercício eficaz, fico cansada só de pensar, então vou caminhando até o final da primeira quadra, depois até o final da próxima e assim até que sinto o cansaço chegando, volto pra casa andando. No dia seguinte repito tudo de novo, na semana seguinte já estou mais acostumada e acrescento mais uma quadra. Em pouco tempo estarei caminhando um trecho bem maior do que quando comecei.
E em relação a minha dieta? Se eu ficar olhando para tudo o que a nutricionista cortou e para a quantia, que me parece tão pequena para o meu dia, eu não vou fazer nada. Mas me concentro na refeição que estou fazendo, aprecio tudo que devo comer, termino e vou ocupar meu tempo com outras atividades até que chegue a hora da próxima refeição e eu possa comer novamente. Quando vejo, o dia está terminando e eu venci mais um dia, comendo com qualidade e me exercitando, melhorando minha saúde.
É fácil? Não, mas é possível. Seu dia também não será fácil, mas se você enfrentar um gigante de cada vez, uma tarefa por vez você vai consegui. Quando me concentro no dia de hoje fica mais fácil encarar os obstáculos de hoje com sabedoria, força, graça e amor e não me preocupar ou ficar ansiosa pelo dia de amanhã.

Esperar com confiança

Para terminar vou citar mais um trecho do livro da Elizabeth George, que me ajudou muito.
“Quando prosseguimos com fé e obediência, mantendo nossos olhos concentrados no dia de hoje e esperando ver Deus trabalhando em nossa vida ao longo de nossa jornada, uma coisa incrível acontece, descobrimos que Deus supre nossas necessidades seja qual for o desafio, a tarefa, a provação, a crise ou a interrupção. Aconteça o que acontecer Deus nos dará sabedoria (Tiago 1:5), nos dará força (Filipenses 4:13), Ele providenciará tudo o de que necessitarmos (Filipenses 4:19). Quando Deus ordena, Ele nos capacita a obedecer essa ordem. Descubra essa verdade maravilhosa caminhando confiantemente com o Senhor ao longo do seu dia. Não haverá uma dia sequer que você não sinta o seu zelo.”